AS BASES DO APRENDIZADO BÍBLICO

Professor: o ensino bíblico precisa, para sua eficácia:

1. INTERESSAR: desperte o interesse em seus alunos, leve-os a sentir as emoções das histórias bíblicas, os dramas dos personagens, a beleza do texto, o norte moral dos princípios bíblicos, etc.

2. SER APLICÁVEL: a Bíblia não é apenas um livro histórico, é um livro atual - neste sentido, Jesus contextualizou seu ensino, aplicando-os aos ouvintes através de parábolas, com utilização de elementos de fácil entendimento às pessoas da época. Aplique a teoria à prática, evidencie a diferença que os princípios bíblicos fazem na vida de uma pessoa.

3. SER PERSISTENTE: nem sempre o aluno reterá tudo de uma vez. Não desanime, continue a ensinar as verdades supremas, a oração, a fé, as disciplinas espirituais, os dons, o amor de Deus, a graça, a salvação e outros princípios fundamentais.

4. POTENCIALIZAR: espere o melhor, creia que a transformação ocorrerá nos seus alunos, pois são vidas sendo moldadas pelo melhor e mais sublime livro, escrito por Aquele que nos criou.

5. SER VIVENCIADO: você é o exemplo do que ensina. Sua vida precisa ser irrepreensível, amorosa e dedicada. Se quer isto nos seus alunos, viva desta maneira, dependendo exclusivamente do Espírito Santo, crendo que os princípios bíblicos são perfeitos e aplicáveis à vida moderno.

6. TER PREPARAÇÃO: invista tempo no seu próprio estudo, analise detalhes do texto, ilustre a lição. Pense em como seus alunos possam absorver melhor o conteúdo. Ore. Aplique a lição a si próprio.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails