Bichos da Biblia - O Avestruz e seus filhotes

(leve a gravura de um avestruz)
Você já viu um avestruz? Ele é a maior ave do mundo. Seu nome significa “camelo pardo.”
Essa é a Gertrudes, uma simpática ave de mais de dois metros de altura. Imaginem só, Gertrudes é maior que o papai e pesa quase o mesmo que o papai e a mamãe juntos, pois pode pesar até 130 quilos!
Como Gertrudes é muito pesada e tem asas curtas, diferentemente dos outros pássaros, ela não voa! Mas, corre muito bem, pois com suas pernas compriiiiidas, cada passo chega a 4 ou 5 metros. Enquanto que os pais de vocês dão passos de até 1 metro, Gertrudes pode dar passos do tamanho da ................. (mostre algo desse tamanho). Por isso ela pode andar a 120 km/h. Gertrudes não tem dentes e, assim como o camelo, pode ficar muitos dias sem beber água. Então, para nào engasgar, Gertrudes tritura ervas , folhagens de árvores e arbustos junto com pedrinhas. É por isso que às vezes, podemos encontrá-la com a cabeça enfiada na terra.
Gertrudes é igual às crianças. Ela gosta muito de tomar banho e brincar na água.
Vocês sabiam que a Bíblia fala sobre essa ave? A passagem bíblica encontra-se em Jó 39:13-15: “O avestruz bate alegre as asas... deixa os seus ovos na terra, e se esquece de que algum pé os pode esmagar...”.
Na realidade, Gertrudes não é má com seus filhotes. É que as avestruzes fêmeas vivem em bando. Então, elas fazem um ninho comunitário. Fazem um grande buraco na terra de 60 cm (mostrar com a mão) de profundidade e cada avestruz , assim como Gertrudes bota ali seus ovos. Então, entre 15 e 60 ovos são chocados por várias fêmeas durante o dia e, à noite, o pai avestruz cuida dos ovos.
Assim como os avestruzes cuidam dos filhotes em comunidade, há um período na vidaem que as mamães fazem o mesmo. Como é isto? Por exemplo, quando você vai à escola pela primeira vez, talvez sinta medo e estranhe por sua mãe concordar. Porém, elas querem que vocês cresçam e deixe-os passar por tal situação, pois isto é para seu bem. Estas são oportunidade que vocês terão de conhecer outras pessoas e adquirir novos conhecimentos.
Foi Jesus quem os criou e quem cuida de vocês desde antes de nascerem. Quando nascerem houve muita alegria em sua casa e no céu também. E, desde então, Jesus enviou um anjo que está todo o tempo ao seu lado cuidando de cada um.
Assim como Jesus enviou um anjo que está todo o tempo ao seu lado para cuidar de vocês, Deus também providenciou outras pessoas especiais como seus professores da Escola Bíblica, seu pastor e sua igreja. Vamos agradecer a Jesus, por Ele ter especial cuidado de cada um de nós.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails