Bichos da Bíblia - O dia em que o cavalo derrubou seu cavaleiro - Saulo de Tarso

Baseado na historia de Saulo – Atos 9

(Leve a gravura de um cavalo ou um cavalinho de madeira, plástico, etc.)

Quantos de vocês já andaram a cavalo? Já repararam como os cavalos andam de modo elegante? Eles podem andar ou trotar e até mesmo correr e saltar com seus cavaleiros. Os cavalos são muito úteis, pois além de transportar homens, podem levar cargas em carroças e pessoas em charretes.

Nos tempos bíblicos, os cavalos iam á guerra. Os homens podiam ir montados ou podiam puxar uma biga, que é uma espécie de carrinho aonde cabem dois homens em pé.

Que nome poderíamos dar ao cavalo de nossa historia (espere as respostas.)

Bem, não importa. O fato é que houve um dia em que esse fogoso e adestrado animal, perdeu seu cavaleiro numa viagem, em meio à estrada.

Mas a historia começa antes. Saulo era um homem bastante fiel a Deus. Sua Família era fiel, e desde menino ele foi ensinado por professores que amavam a Deus a fazer sempre sua divina vontade. E esse era o desejo de Saulo. À medida que Saulo crescia, procurava estudar mais as Escrituras, até que se tornou o jovem mais entendido na Bíblia. Ninguém sabia tanto quanto ele. Quando alguém pensava diferente, Saulo discutia até vencer. Ninguém conseguia ganhar dele.

Como Saulo foi ficando famoso, ele se tornou muito orgulhoso; tão orgulhoso que começou a prender, maltratar e até mesmo a matar aquelas pessoas que pensavam diferente dele.

Um dia, Saulo foi chamado para discutir com um cristão chamado Estevão, e, pela primeira vez, Saulo não conseguiu ganhar. Saulo ficou tão irado, que concordou com seus amigos que decidiram matar Estevão a pedradas. Mas, enquanto Estevão morria, Saulo viu uma luz brilhando naquele rosto daquele fiel cristão.

Isso o impressionou muito. Como Estevão podia ter o brilhar do céu em se rosto e esta errado, a ponto de merecer a morte? Saulo não sabia responder, e para se esquecer de Estevão, ele foi para uma cidade chamada Damasco com autorização para prender e matar outros cristãos.

Foi montado em seu belo cavalo todo vaidoso, no meio de seus amigos. Que podia Deus fazer para mostrar à Saulo que ele estava errado? Que podia Deus fazer para mostrar a Saulo que os cristãos estavam certos? Deus queria mostrar a Saulo que ele estava entendendo errado tudo o que estudara nas Escrituras. Então, quando Saulo, todo pomposo, cavalgava em direção à Damasco, Deus falou com ele. Falou com Sua voz clara, dando-lhe uma mensagem que Saulo lembraria para sempre. Estas cenas foram iluminadas com a luz celestial. Saulo caiu do seu cavalo e ao ver o brilho de Deus, ficou cego.

Foi quando Saulo ouviu Deus dizendo: “Saulo você está Me perseguindo ao perseguir e matar os cristãos.”

Saulo ficou profundamente surpreso. Não podia crer! Ele pensava que estava agradando a Deus, mas na realidade o Senhor estava triste.

Daquele dia em diante, Saulo se tornou uma nova pessoa. Começou a ensinar as Escrituras com muito amor às pessoas e a contar-lhes que Jesus morreu para salvá-los.

Sabem crianças, Deus nos ama e que salvar a cada um de nós. Porem, às vezes somos tão teimosos e queremos que a nossa opinião seja a certa, e que todos os demais estejam errados. Cuidado! Recorram sempre à Bíblia para saber qual a opinião de Deus! Senão, um dia, como aconteceu a Saulo, vocês poderão acabar “caindo do cavalo”. Deus quer que sempre, respondamos com um “está escrito”, como o fez Jesus.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails