Compreendendo o Desenvolvimento das Crianças


INTRODUÇÃO:

Amados, antes de tentarmos compreender a criança que estará diante de nós a cada Domingo, é conveniente fazermos uma reflexão sobre o nosso papel de obreiros do Senhor, trabalhando em sua seara. Devemos lembrar que temos em nossas mãos a responsabilidade de apresentar o nosso Deus vivo à estes pequeninos seres que, fisicamente, psicologicamente e espiritualmente são tão carentes d’Ele e não sabem. Mostrar estes aspectos ainda que rapidamente, é o que nos propomos neste trabalho.

A CRIANÇA FISICAMENTE:

1 – BERÇÁRIO: ( zero à 3 anos )

Ao nascer a criança já pode fazer vários movimentos e enfrenta a 3 grandes trabalhos:
- Enfocar os olhos
- Aprender a andar
- Aprender a falar
● Pode parecer que não há trabalho para o obreiro do Senhor nesta fase, mas eu afirmo: existe sim!
● Primeiro passo é procurar conhecê-los melhor e a seus pais também!
● As crianças do Rol de Berço crescem rapidamente.
● Seus músculos exigem ação e por isso são turbulentos.
● Elas falam pouco, mas, entendem quase tudo.
● Tenha paciência e calma.
● Use brinquedos fortes, grandes e leves.
● Dê-lhes atenção e não fique zangada.
● Cante corinhos com gestos e providencie para que a sua sala seja a mais confortável possível.

2 – JARDIM DE INFÂNCIA: ( 04 à 06 anos )
● Crescem rápido, tem maior controle motor.
● São ativas e cansam-se facilmente.
● Não conte histórias demoradas, não use palavras difíceis e não faça perguntas que exijam que ela se lembre.
● Alterne atividades calmas com atividades de movimento procure ter uma sala equipamento adequado e material apropriado para trabalhinhos.
● Tenha farmacinha de emergência.

3 – PRIMÁRIOS: ( 07 à 09 anos )
● Têm responsabilidade vibrante e curiosa.
● Cada idade desta faixa etária têm suas próprias características mas apesar de não serem iguais, há traços comuns entre elas.
● Nesta idade descobrem a escola secular os seus encantos e por saberem fazer comparações a Rede de Crianças pode ficar em segundo plano se o professor da mesma não levar a sério o seu trabalho, não dê tempo a eles de ficarem sem nada para ver, ouvir ou participar.
● Use amplamente recursos visuais.

4 – JUNIORES: (10 à 12 anos )
● Trabalhar com essa faixa etária não é fácil.
● Mas é muito gratificante.
● Os juniores não são mais crianças mas não podem ser considerado jovens.
● Sentem necessidade de serem liderados por alguém que os compreenda e os ajude a conhecerem a si mesmos.
● O professo de juniores deve ter um programa ativo.
● Evite fique sentados por muito tempo na mesma posição, evite louvores que pareçam infantis, crie suspense ao arrumar seu material para a aula e dê trabalhos atrativos e úteis para eles fazerem.
● Evite classe mista, se possível.

5 – ADOLESCENTES: ( 13 à 16 anos )
● Procure conhecê-los dentro e fora da Rede de Crianças.
● Tente identificar-se com eles.
● São desajeitados e muito críticos.
● Na tentativa de se adaptarem aos dois mundos existentes ( o seu, interior, e o outro, exterior ) entram em conflitos .
● Apesar de seu desenvolvimento rápido, podem estar bem dispostos num dia e no outro não querem fazer absolutamente nada.
● Varie seus métodos de ensino e faça com que eles participem ativamente da aula. Nunca dê-lhes atividades sem explicar-lhes o seu objetivo.
● Evite classes mistas ( as moças desenvolvem-se mais cedo que os rapazes ).

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails