A Importância da Oração

Orai sem cessar. (I Ts 5:17)

Talvez, você professor, tenha uma vida de devoção a Deus, mas não se sente motivado a ajudar as crianças a formar uma vida de prática da oração. Saiba que é o Senhor Jesus, através do seu Santo Espírito, que irá ensinar, nós somos apenas o meio pelo qual Ele fará a obra.

Quando você fizer a oração com as crianças, não precisará usar palavras difíceis ou expressões teológicas, a simplicidade em suas orações é importante para que elas entendam esta maravilhosa prática cristã.

Orar pelos seus alunos poderá trazer enormes benefícios para a vida espiritual deles, como também para o entendimento da lição que será ministrada por você, os resultados serão maravilhosos!

Comece com orações de agradecimentos, depois passe a orar pelos motivos que surgirem necessidade em sala de aula ou que fazem parte da vida de cada uma delas. Lembrando sempre de separar um momento para contar as bênçãos alcançadas, para que a fé das crianças venha aumentar, à medida que percebem que suas orações estão sendo atendidas.

Procure ter oportunidades para você dirigir a oração, pois, quando elas ouvirem você orando e observarem a sua fé, elas também terão muito mais confiança quando tiverem suas experiências de oração.

Se desejamos que as nossas crianças tenham confiança em Deus, é necessário que a vida do professor seja um exemplo de fé no poder da oração.

COMO INCENTIVAR A ORAÇÃO NA VIDA DOS ALUNOS

O professor necessita ensinar as crianças não apenas sobre a oração, mas efetivamente como orar. Independentemente da idade da criança, a oração deverá ser ensinada e praticada, pois à medida que crescerem juntos, criança e professor, nesta busca de Deus, irão aprender muitas lições preciosas de fé.

Há várias formas de orar com as crianças e por elas:

ORAÇÃO DO PAI NOSSO

Fazer a oração do Pai Nosso, ensinada por Jesus (Mt 6:9-13), com as crianças no início ou no final da aula é imprescindível, pois ajudará a memorização, como, também, desenvolverá os pensamentos e palavras que compõe a oração individual.

ORAÇÃO EM CARTAZ OU CARTÕES

Você também poderá facilitar esse momento, escrevendo uma oração em cartaz ou cartões pequenos onde todos poderão ler, de preferência que a cada semana você e as crianças mudem as palavras da oração.

ORAÇÃO VOLUNTÁRIA

Sempre que possível permita que uma criança se manifeste voluntariamente, com o desejo de orar no final da aula, e bom que todos os alunos tenham oportunidade para expressar com suas próprias palavras a gratidão a Deus pela maravilhosa aula que tiveram.

AMIGOS DE ORAÇÃO

Coloque o nome de todas as crianças em pequenos papéis e dobre. Peça que cada criança pegue um papel, a oriente dizendo que o nome que ela tirar, será o seu amigo de oração, pelo qual irá orar naquele mês em segredo. No dia da revelação o professor poderá pedir que cada criança traga uma caixa de bombons que será entregue ao amigo por quem orou ou outro presente, de acordo com as possibilidades.

A CAIXA DO “MUITO OBRIGADO”

Poderá ser confeccionada pelas crianças. É necessário apenas uma caixa de sapato encapada e bem colorida ou poderá ser trabalhada com grãos de feijão, soja, ervilha, etc., formando desenhos lindos, de acordo com a criatividade do professor e das crianças.

A caixa do “Muito Obrigado” deverá ser colocada em uma mesa no canto da sala ou na própria mesa que é utilizada pelo professor, onde as crianças deverão escrever suas orações de agradecimentos a Deus por alguma benção alcançada na semana, em pequenas tiras de papel que serão colocadas dentro da caixa.

No final da aula é só escolher um momento especial para orar e lembrar de Deus e de sua bondade.

CADERNO DE ORAÇÃO

Para as crianças maiores é muito importante o caderno de oração, que se trata apenas de um caderno simples onde neles serão escritos os pedidos de orações a Deus, tanto para suas próprias vidas, como também, intercedendo por algum amiguinho ou parente que esteja precisando. Não esquecer de separar algumas páginas no final do caderno para anotar as bênçãos alcançadas.

DIÁRIO DE ORAÇÃO

É interessante também incentivar as crianças maiores a terem cada uma o seu diário de oração, onde colocarão os seus pedidos de orações particulares. A criança saberá que seu diário é sua propriedade E tudo o que for escrito nele ficará apenas entre ela e Deus.

A criança deverá ser incentivada a escrever palavras de gratidão a Deus ou anotar os acontecimentos importantes de sua vida, onde Deus se fez presente.

Não esqueça de sempre colocar a data da oração e o motivo pelo qual orou, e, também, a data em que Deus respondeu e como respondeu. Precisamos incentivá-la a colocar a sua fé em prática, sabendo que Deus sempre responde as nossas orações no seu tempo e do seu modo.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails