A Mulher de Samaria

Quantos de vocês gostam de viajar? Todos nós gostamos de viajar ou passear. Às vezes, vamos à casa da vovó ou mesmo de uma titia ou até saímos para visitar alguns amigos de nossos pais. Viajamos de carro, ônibus ou até mesmo de avião, quando vamos a um lugar mais distante.

Certa ocasião, quando Jesus andava com Seus discípulos, Ele fez uma viagem da Judéia para a Galiléia. Naquele tempo não havia ônibus, carro ou avião. Os que tinham melhores condições viajavam montados em algum animal, porém muitos viajavam a pé.

Nessa viagem, eles precisavam atravessar uma região chamada Samaria, e as pessoas que moravam nessa região eram chamadas samaritanas. Já era meio-dia. O sol estava muito quente! Fazia bastante calor. Jesus e Seus discípulos começaram a ficar com fome e com sede. Então, resolveram parar perto de uma cidadezinha chamada Sicar, onde havia um poço de água muito fresquinha. Jesus assentou-Se ali bem pertinho do poço, já que havia pregado e curado muitas pessoas naquela manhã, enquanto Seus amigos foram até a cidade comprar algum alimento. (Pode fazer um poço; alguém representa a Jesus, dramatizando.) Enquanto Ele descansava ali, de repente apareceu alguém. Era uma mulher que saíra da cidade e vinha ao poço buscar água. Naquele tempo, as casas não tinham torneiras como hoje, nem um moderno filtro de água geladinha. Eles tinham que caminhar para buscar água em algum poço. E aquele era muito especial para eles, porque fora cavado há muito tempo atrás, nas terras que Jacó dera a seu filho José, e era chamado o poço de Jacó. Aquele era o melhor horário para ela não ser vista por ninguém. Quando aquela mulher chegou bem perto Jesus, Ele conversou com ela. (Ouçamos)

- Você poderia dar-Me água para beber, por favor? Ela se assustou muito, pois naquele tempo os homens não conversavam com as mulheres, se não as conhecessem; muito menos os judeus falavam com os samaritanos, porque eles eram inimigos. Mas Jesus começou a conversar com ela e lhe falou algumas coisas sobre sua vida; e mais assustada ainda ela ficou. (Dramatizar sem voz, apenas seguindo a narração.) Ela pensou: Será que Este homem é um profeta? Como Ele sabe tudo sobre a minha vida? Então, ela teve uma surpresa ainda maior. A samaritana descobriu que estava falando com Jesus, o Messias Prometido.

Imediatamente ela deixou o seu cântaro e foi depressa à cidade dizer às pessoas que havia encontrado Jesus e que Ele estava bem ali, junto ao poço. E sabem o que aconteceu? Muitas pessoas começaram a sair da cidade e vir até onde Jesus estava, para vê-Lo e ouvi-Lo. (Pode ir buscar pessoas da congregação ou trazer as próprias crianças.) Tão felizes eles ficaram, que pediram a Jesus para não ir embora; que ficasse com eles mais algum tempo e lhes ensinasse sobre o Reino do Céu. (Fazer um sinal indicando “Aqui”.). Jesus ficou dois dias com aquelas pessoas, e muitos compreenderam que realmente Ele era o Filho de Deus.

Hoje crianças, Jesus está no Céu, mas deixou para nós uma tarefa. (mostrar a mulher) Como a samaritana contou às pessoas daquele lugar, que havia encontrado Jesus, nós também precisamos falar aos outros sobre Ele, Seu reino e Sua breve volta a esta terra. Quantos estão dispostos a contar a outros sobre Jesus? Posso ver as mãos? Amém!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails