OS DEZ MANDAMENTOS DO PROFESSOR DA ESCOLA DOMINICAL

1. Amar a Palavra de Deus ao ponto de estudá-la com afinco e constância.
2. Reconhecer o valor da Educação religiosa e ter na mais alta estima a missão do educador.
3. Estar sempre bem preparado para ensinar a Bíblia na classe.
4. Estar sempre em dia com os novos métodos de ensino e procurar renová-los quando necessário.
5. Dar instrução sem esquecer da educação, isto é, transmitir conhecimento e ao mesmo tempo formar o caráter.
6. Amar o aluno como a seu próprio filho.
7. Saber que o aluno tem uma personalidade que merece respeito; e uma vida cristã em desenvolvimento.
8. Amar a igreja da qual é membro, prestigiando com sua presença e contribuição suas programações e suas promoções.
9. Procurar em tudo ser exemplo digno de ser seguido por seus alunos.
10. Estudar sempre com o fim de aperfeiçoar-se para servir sempre melhor ao Senhor.

ACRÓSTICO
Procura apresentar-te a Deus, aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar e que maneja bem a Palavra da verdade. (II Tim. 2:15)
Remindo o tempo porque os dias são maus. (Efésios 5:16)
Ora, além disso o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel. (I Co. 4:2)
Fiel é o que vos chama, o qual também o fará. (I Ts. 5:24)
Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele. (Pv. 22:6)
Seja a paz de Cristo o árbitro em vossos corações. ( Cl. 3:15)
Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. (Ap. 2:10)
O que ensina, esmere-se no fazê-lo. (Rm, 12:7)
Regozijai-vos sempre. (I Tes. 5:16)

Cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo. (Cl.3:24)
Reconhece-o em todos os teus caminhos e ele endireitará as tuas veredas. (Prov. 3:6)
Induzo o coração a guardar os teus decretos, para sempre, até ao fim. (Sl. 119:112)
Sede pois, imitadores de Deus como filhos amados. (Ef. 5:1)
Tu és bom e fazes o bem; ensina-me os teus decretos. (Sl. 119:68)
à terra, Senhor, está cheia da tua bondade: ensina-me os teus decretos. (Salmos 119:64)
O fruto do justo é árvore da vida, e o que ganha almas é sábio. (Prov.11:30)


ORAÇÃO DO PROFESSOR

Dai-me, Senhor, o dom de ensinar,
Dai-me esta graça que vem do amor.
Mas, antes do ensinar, Senhor,
Dai-me o dom de aprender.Aprender a ensinar
Aprender o amor de ensinar.
Que o meu ensinar seja simples, humano e alegre, como o amor.
De aprender sempre.
Que eu persevere mais no aprender do que no ensinar.
Que minha sabedoria ilumine e não apenas brilhe
Que o meu saber não domine ninguém, mas leve à verdade.
Que meus conhecimentos não produzam orgulho,
Mas cresçam e se abasteçam da humildade.
Que minhas palavras não firam e nem sejam dissimuladas,
Mas animem as faces de quem procura a luz.
Que a minha voz nunca assuste,Mas seja a pregação da esperança.
Que eu aprenda que quem não me entende precisa ainda mais de mim
,E que nunca lhe destine a presunção de ser melhor.
Dai-me, Senhor, também a sabedoria do desaprender,
Para que eu possa trazer o novo, a esperança,
E não ser um perpetuador das desilusões.
Dai-me, Senhor, a sabedoria do aprender
Deixai-me ensinar para distribuir a sabedoria do amor.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails