Mini-Livro A Criação









As crianças terão a oportunidade de montá-los.
Quando as páginas estiverem prontas; você ou as crianças; devem colar na linha pontilhada.

Atividades Colorir









Como contar histórias na EBI

* Estratégia - conte a história do personagem e/ou acontecimento, de forma que a criança entenda
(procure pensar como criança, para perceber como elas assimilarão melhor a história
que está sendo apresentada à elas);

Uma boa opção para esta apresentação, será o
"Avental Contador de Histórias", você poderá apresentá-lo as crianças assim mesmo,
à partir deste momento, você com certeza já terá chamado a atenção delas; este
avental deve ser branco, com suas bordas pretas, como um telão; na parte frontal dele
prenda de forma espalhada pedaços de velcro branco e os personagens e desenhos
também terão os pedaços de velcro que se prenderão aos que estão no avental,
coladas em sua parte posterior e eles podem ser feitos de emborrachado,
cartões, feltro, ou use sua criatividade.

Você poderá depois, escolher uma criança para recontar a história,
logicamente a criança escolhida é quem prenderá os personagens ao avental; isso
fará com que a aula se torne mais divertida!

Como Aplicar os Exercícios de Fixação

* Estratégia - prepare os exercícios de fixação, de acordo com o que foi apresentado às crianças
através da história contada.

- os exercícios em questão deverão acompanhar a faixa etária da criança:

* os pequeninos trabalharão melhor o visual;

* os que começaram a ler agora, com textos curtos e bem escritos;

* os que já sabem ler, responderão questões através da consulta bíblica.

- tendo a definição da turma com a qual você irá trabalhar (faixa etária), torna-se mais
fácil montar os exercícios.

Dinâmica para evangelização infantil

A palavra de Deus que transforma

Objetivo: Fazer o grupo refletir de que forma assimilamos a PALAVRA DE DEUS em nossas vidas.

Material:

- uma bolinha de isopor
- um giz
- um copinho descartável de café
- uma esponja
- uma vasilha com água.

Desenvolvimento:
Primeiro se explica que a água é a Palavra de Deus e que os objetos somos nós.
Coloca-se a água na vasilha e vamos mergulhar cada um dos objetos na vasilha: o isopor, o giz, depois o copo descartável e por último a esponja.
Então refletimos:
- Como a Palavra de Deus age na minha vida?
- Eu estou agindo como o isopor que não absorve nada e também não afunda ou aprofunda?
- Ou estou agindo como o giz que guarda/absorve a água para si sem partilhar com ninguém?
- Ou ainda agimos como o copinho que tinha água só para passar para os outros, mas sem guardar nada para si mesmo?
- Ou agimos como a esponja absorvendo bem a água e mesmo espremendo continuamos com água?

Versículos Bíblicos:
II Timóteo 2:15; Hebreus 4:12
II Timóteo 3:16; 17 Tiago 1:22

COMO PREPARAR UMA BOA AULA PARA CRIANÇAS NA EBI?

A resposta é: ame-as, e você estará apto a ser um bom mestre!

Se você tem amor pelas crianças, saberá usar sua criatividade, e realizar atividades condizentes com a idade delas.

Procure sempre ser alegre nas aulas e tratar a elas com carinho, respeito e consideração. Elas vão retribuir!

Utilize recursos didáticos:

1.Coros relacionados com o ensino bíblico, de forma a fixar a lição.

2.Atividades simples (como dobraduras, pintura, pequenos exercícios)

3.Ensine oração para as crianças (você fala, elas repetem).

4.Cartazes e outros recursos visuais

5.Memorização do versículo bíblico.

Quanto ao que ensinar – ensine a Bíblia!

Comece ensinando Gênesis (a criação, a queda, etc.), seguindo uma seqüência lógica. Em datas especiais (Natal, Páscoa, etc.) ensine a relação do evento com a Bíblia.

Uma dica preciosa: não se preocupe em ensinar demais, fatos, números, detalhes, etc. Ensine objetivamente, uma coisa de cada vez, reforçando o tema.

Ore, pedindo sabedoria no ensino. Ame seus alunos, crie um ambiente propício para o aprendizado na classe e você será um (a) bom (a) professor (a)!

AS BASES DO APRENDIZADO BÍBLICO

Professor: o ensino bíblico precisa, para sua eficácia:

1. INTERESSAR: desperte o interesse em seus alunos, leve-os a sentir as emoções das histórias bíblicas, os dramas dos personagens, a beleza do texto, o norte moral dos princípios bíblicos, etc.

2. SER APLICÁVEL: a Bíblia não é apenas um livro histórico, é um livro atual - neste sentido, Jesus contextualizou seu ensino, aplicando-os aos ouvintes através de parábolas, com utilização de elementos de fácil entendimento às pessoas da época. Aplique a teoria à prática, evidencie a diferença que os princípios bíblicos fazem na vida de uma pessoa.

3. SER PERSISTENTE: nem sempre o aluno reterá tudo de uma vez. Não desanime, continue a ensinar as verdades supremas, a oração, a fé, as disciplinas espirituais, os dons, o amor de Deus, a graça, a salvação e outros princípios fundamentais.

4. POTENCIALIZAR: espere o melhor, creia que a transformação ocorrerá nos seus alunos, pois são vidas sendo moldadas pelo melhor e mais sublime livro, escrito por Aquele que nos criou.

5. SER VIVENCIADO: você é o exemplo do que ensina. Sua vida precisa ser irrepreensível, amorosa e dedicada. Se quer isto nos seus alunos, viva desta maneira, dependendo exclusivamente do Espírito Santo, crendo que os princípios bíblicos são perfeitos e aplicáveis à vida moderno.

6. TER PREPARAÇÃO: invista tempo no seu próprio estudo, analise detalhes do texto, ilustre a lição. Pense em como seus alunos possam absorver melhor o conteúdo. Ore. Aplique a lição a si próprio.

Aviso do Fabricante!

Noticia URGENTE

O fabricante de todos os seres humanos, está convocando as peças fabricadas, independente da marca ou ano, devido a um grave defeito no componente principal e central do coração, ocorrido nas unidades originais chamadas Adão e Eva, resultando na reprodução dos mesmos em todas as unidades subseqüentes.

Este defeito foi tecnicamente denominado, PECADO (Peça Enfraquecida Com Anomalias Detectadas no Original), cujo sintoma principal é a perda de julgamento moral.

Principais sintomas:
1.Egoísmo
2.Orgulho
3.Vaidade
4.Conduta desenfreada
5.Idolatria
6.Festanças
7.Inimizades
8.Rixa
9.Ciúme
10.Fornicação
11.Acessos de ira
12.Contendas
13.Divisões
14.Seitas
15.Inveja
16.Bebedeira

O fabricante, que não é responsável ou culpado por este defeito, fornece reparo e serviço gratuito, para corrigir o problema PECADO.

O contato com o fabricante é realizado através da ORAÇÃO.

Quando estiver conectado, delete o executável PECADO utilizando a ferramenta ARREPENDIMENTO e colocando JESUS no coração. Depois, carregue NOVA PERSONALIDADE. Não importa o tamanho do defeito PECADO.
NOVA PERSONALIDADE o substituirá por:

1.Amor
2.Caridade
3.Paz
4.Alegria
5.Benevolência
6.Fraternidade
7.Bondade
8.Fé
9.Brandura
10.Autodomínio

Por favor, veja no manual de instruções, o EVANGELHO DE JESUS, para maiores detalhes.

IMPORTANTE: Continuar a operar a unidade humana sem correção, anula a garantia do fabricante, expondo o proprietário a perigos e problemas numerosos para uma listagem; e a unidade humana será permanentemente recolhida do mercado.
Vale a pena reparar...

Atividades







História - A Arca de Noé

Há milhares de anos, numa terra bem distante, vivia um homem chamado Noé. Noé e sua família eram felizes, porque amavam a Deus.Mas nem tudo na cidade onde Noé morava era bom.

As pessoas brigavam e faziam muitas coisas más. Um dia, Deus ficou cansado de ver a terra que Ele tinha criado sendo tão maltratada pelos seus moradores, e os homens, os quais Ele havia feito com tanto amor, serem tão maus. Então Deus decidiu destruir a terra com uma chuva bem forte, um dilúvio.Mesmo estando triste com os moradores da terra, Deus se lembrou de Noé, que era um bom homem, e prometeu que salvaria a ele e à sua família. Para isso, Ele ordenou: "Noé, construa um barco bem grande e entre nele com seus filhos, suas filhas, seus netos e os seus parentes.

Também coloque dentro desta arca um casal de cada animal que há sobre a terra".E assim Noé fez. Mas enquanto ele construía o grande barco, as pessoas riam, o chamavam de louco. "Chover?

Que idéia absurda! Nunca choveu..." diziam alguns. Mas Noé continuava alertando aos homens sobre o que iria acontecer.E um dia, quando a arca ficou pronta, Noé entrou nela com sua família e os animais. Um anjo travou a porta do barco do lado de fora, e então começou a chover...

Foi uma chuva muita forte, que transbordou rios, encobriu casas e montanhas. O povo mau, desesperado e com medo, pedia socorro a Noé. Mas ele não podia abrir a arca. Era tarde demais.
O dilúvio durou 40 dias, e todos os que viviam na terra, morreram. Menos Noé, sua família e um casal de cada animal, que ficaram por todo esse tempo seguros dentro da arca.

Quando a chuva parou e as águas baixaram, eles saíram do barco, e Noé agradeceu a Deus. Deus o abençoou e fez uma aliança: disse que nunca mais a terra seria destruída por um dilúvio.
Então Ele colocou no céu um lindo arco-íris, como um sinal, para que toda vez que olharmos para o arco colorido entre as nuvens, estejamos nos lembrando da promessa

Bolinha, o Gatinho Travesso

Numa linda casinha branca com muros altos, bem em frente à movimentada praça de Procorogobó, vive um belo casal de gatos, Malhada e Chaninho. E esse lindo casal recebeu uma grande benção de Deus ao aguardarem ansiosamente a chegada do mais novo membro da família, o Bolinha, que no despertar de uma maravilhosa e ensolarada manhã, nasceu.
Bolinha era uma gracinha, a cara do pai e os olhos da mãe, todo rajadinho, fofinho e peludo, do jeitinho que seus pais imaginavam e queriam.
Na mesma hora o casal ficou apaixonado pelo bebê, e como não poderia deixar de ser, encheu-o de mimos e cuidados. Toda atenção agora estava voltada para aquela criaturinha frágil que surgira por um milagre de Deus, que a tudo dá vida e existência.
E assim, cercado de cuidado e carinho, Bolinha, esperto que só ele, pulava de um lado para o outro, brincando com as plantas, com os insetos e tudo mais que lhe chamasse a atenção dentro do grande quintal cheio de surpresas onde morava.
Bolinha tinha toda liberdade e confiança de seus pais, contudo existiam algumas recomendações quanto ao limite das suas brincadeiras e travessuras. A primeira recomendação era a de que nunca desobedecesse aos seus pais, e a segunda era que em hipótese alguma, saísse daquele quintal.
Mas como todo gatinho é muito brincalhão, certo dia, enquanto brincava de perseguir folhinhas ao vento, viu que uma caíra para além dos muros do seu quintal. E ele não queria deixar aquela folhinha escapar, pois em suas brincadeiras, ele sempre conseguia pegá-las.
Então Bolinha pensou, pensou, e pensou… Até que ele chegou à conclusão de que não haveria mal em dar uma escapulida rapidinho sem que ninguém percebesse, para pegar sua folhinha. Afinal de contas, seus pais nunca iriam saber de nada mesmo! Assim, estimulado por esse pensamento que não é de Deus e pelo espírito de aventura, que está mais para espírito de desobediência e rebelião, não pensou duas vezes, saltou o muro num só pulo e correu para fora de seu quintal.
Que felicidade! Lá estava o Bolinha, todo cheio de si na praça em frente a sua casa, sem imaginar os perigos que ali o aguardavam. Mas isso nem passava por sua cabeça, pois a novidade o impulsionava como o vento que levou sua folhinha.
Os carros passavam, as pessoas caminhavam apressadas, eram tantos sons, tantas cores, tantos odores que lhe saltavam aos sentidos, atentos em observar sem nada deixar escapar, naquele momento de desobediência e deslumbramento que lhe parecia ser especial.
Mas, como a aparente felicidade de quem está no erro dura bem pouquinho, não tardou para que um cachorro malvado surgisse na praça e de repente saltasse sobre o Bolinha, num ataque feroz que o paralisou de tal modo, que se quer era capaz de mover um só fio de seu bigode, de tão assustado que estava.
A única coisa que lhe vinha em mente era Deus e seus pais.
Então, num grande miado ele gritou: “Socorro Deus!!!”
E como Deus é muito bom em nos salvar, na mesma hora desabou um toró, caiu uma chuva tão gelada, que não ficou um na praça para contar a história, e o cachorro malvado foi a primeiro a correr com o rabo entre as pernas de tanto medo que teve das trovoadas. Oh, glória!!! Como Deus é maravilhoso e fiel!!!
Dessa o Bolinha escapou pela misericórdia e amor de Deus.
Quando os pais de Bolinha o encontraram, ele ainda estava se recuperando do susto, todo molhado, com frio e os bigodes caídos. Ele aprendeu a lição… Tanto é que nunca mais se ouviu falar que Bolinha tenha desobedecido a seus pais, e hoje, mais do que nunca ele é feliz por isso, porque na obediência está a proteção, o carinho e o amor recíproco de um filho, uma mãe e um pai.
Na obediência está a proteção, o carinho e o amor recíproco de nós como filhos e Deus como Pai.

Ensine a Criança no Caminho em que se deve andar...

Certa vez havia uns garotos que estavam na rua brincando e conversando. Um deles era filho de Pastor e todos estavam conversando sobre seus pais.
Outro menino afirmou todo metido: "Meu pai conhece o prefeito da cidade e tem muita amizade com ele".
Um outro garoto diz todo contente: "Meu pai conhece o presidente, eles são muito amigos".
Antes que o garoto terminasse a frase outro já se levantou e disse em tom alto de voz, "Meu pai conhece o delegado da cidade.
Ninguém prende ele", disse o garoto.
O garotinho, filho do pastor, estava quieto somente ouvindo, ate que ele somente olhou para os garotos e disse: "Meu pai conhece Deus".
Um silêncio tomou conta do ambiente e o pai do garoto, que olhava a disputa de longe, saiu com os olhos cheios de lagrimas e orou a Senhor agradecendo: "Pai, obrigado pelo meu filho e pela influencia que tenho dado a ele sobre Ti".
A lição que aprendemos se baseia em Provérbios 22:6 "Ensina a criança, no caminho em que deve andar, e quando estiver velho, ainda não se desviara dele" "Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!" (Salmo 133:1).

A Ovelha Perdida

Verso para memorizar:

"O pai de vocês, que esta nos céus, não quer que nenhum destes pequeninos se perca." Mateus 18.14

Referência Bíblica:
Mateus 18.12-14;Lucas 15.3-7

Objetivos:
Saber que Jesus pode encontrá-la onde ela estiver.
Sentir-se amada e preciosa para Jesus.
Responder permitindo que Jesusa salve de seus pecados.

Mensagem Central:
Quando estou longe de Jesus,Ele vem à minha procura.

Certa vez jesus estava ensinando. Muitos cobradores de impostos que eram odiados pelo povo e pessoas que tinham fama de serem más estavam escutando.

Os Fariseus que eram os homens que não gostavam de Jesus e que entendiam muito da lei começaram a criticar Jesus e a dizer:

- Este homem se mistura com gente de má fama e come com eles!

Jesus então contou-lhe uma parábola.

" Um homem tinha cem ovelhas.

E uma delas se perdeu, o que ele fez?

Deixou as noventa e nove pastando no campo e foi procurar a ovelha perdida até achá-la.

Quando encontrou ficou muito contente, pegou-a e voltou com ela carregada nos ombros.

Chegando em casa, chamou os amigos, vizinhos e disse: " Alegrem-se comigo porque achei a minha ovelha perdida."

Jesus então lhes disse: Do mesmo jeito haverá maior alegria no céu por uma pessoa de má fama e pecadora que se arrepende do que 99 pessoas justas e boazinhas que não precisam se arrepender."

Vamos pensar!

O pastor poderia pensar:

" Ah!Só uma ovelha se perdeu... Ela não me fará falta. Eu ainda tenho um rebanho com 99."

Só que um pastor sabe que a ovelha não enxerga bem, que só obedece a voz de comando dele e que quando separa-se do rebanho fica sem saber o que fazer, servindo de presa fácil para qualquer lobo esfomeado.

O Salmo 23.1 diz:" O Senhor é o meu pastor: Nada me faltará."

Quem é este pastor do salmo?

Isso mesmo! Jesus.

O que será que Jesus quis ensinar com esta parábola?

Que Ele se importa com as pessoas que fazem coisa erradas e que se perdem, não conseguindo seguir a Palavra de Deus.

Jesus sendo o pastor irá sempre buscar as pessoas que são Dele para trazê-las de volta para junto daquelas que a amam também.

Jesus é o seu pastor???

Você já o recebeu como Salvador???
Então você não é uma ovelha perdida e Jesus estará sempre junto com você.

10 Formas de Fazer as Crianças Orarem

Para que possamos influenciar a criança em sua vida de oração, é necessário que venhamos a :

1- Ser uma pessoa de oração! Visto que as crianças aprendem a partir daquilo que vêem em seu ambiente, o elemento fundamental para ensinar crianças menores a orar é sermos pessoas de oração.

2 - Usar linguagem apropriada e do dia a dia com elas, e ver que as orações sejam breves, simples, sinceras e diretas. Assegure-se de orar a respeito de fatos do dia a dia a fim de que cada criança possa compreender. Por exemplo: toda vez que ouvir as sirenes do carro de bombeiros, pare! Profira uma oração em voz alta. Faça-a com as crianças.

3- Fazer da oração uma prioridade! Defina uma hora e lugar acolhedor e amoroso para ajudar as crianças a aceitarem a Deus. Prepare um lugar aconchegante de oração para ser usado antes do início do programa. Você pode incluir uma Bíblia para crianças, almofadas macias, música suave e relaxante como também livros sobre a oração e apropriados à faixa etária

4- Tornar a oração uma rotina! As crianças apreciam a rotina e assim esta deve ser incorporada sempre que possível. Por exemplo, comece o dia com uma oração cumprimentando a Deus: “Pai celestial, ouça a minha oração. Que eu esteja sob o Seu amor e cuidado. Sê meu guia em tudo o que eu fizer hoje. Abençoe aqueles que me amam e a todas as crianças também”. Se durante a programação as crianças forem comer algo, profira esta linda oração: “Obrigado Senhor Deus por este mundo tão belo. Obrigado pelo alimento”.

5- Praticar a oração de improviso! Quando a criança o procura com uma preocupação ou problema, pare e faça uma oração com ela. Peça a direção de Deus. Por exemplo, você pode dizer: “Querido Deus, por favor, ajuda o José a ser melhor. Ajuda-o a partilhar seus brinquedos especiais com seu amigo João”. Por meio de nosso apoio podemos instilar a idéia de que podemos conversar com Deus, a qualquer ora e de que Ele sempre irá ouvir.

6- Usar orações diferentes! Como adultos usamos orações de agradecimento, de adoração, de petição e de louvor. Agradecemos a Deus pela melhor parte de nosso dia e sempre que algo bom acontece – não importa o quão pequeno – dedicamos um minuto para mostrar gratidão. Devemos ensinar isso às crianças. Muitas vezes agradecemos a Deus por Suas bênçãos; devemos incentivar aqueles que estão aos nossos cuidados a fazerem o mesmo.


7- Incorporar atividades práticas sempre que possível! É boa prática planejar formas de permitir às crianças se movimentarem, ver ou tocarem como parte da lição. Crie uma colagem de “Obrigado, Deus” em sua classe e desenhe ou escreva suas orações. Elas podem também mostrar ou dizer como Deus respondeu a cada um. Para as crianças muito pequenas, alguém pode escrever por elas.

8- A cada momento dirigir a atenção das crianças para a Criação de Deus! Dê apoio ao senso natural de admiração e temor daqueles que estão sob sua responsabilidade. Agradeça a Deus, espontaneamente, ao ver um arco-íris depois de uma tempestade, ou as flores da primavera. Diga: “Vejam o que Deus fez para nós"!

9- Convidar as crianças a orarem por motivos específicos! Troquem idéias com as crianças e falem a respeito de situações e de pessoas por quem orar. Torne suas orações significativas ao orar especificamente por crianças da sala, pelas vítimas de alguma catástrofe local ou em outra região.

10- Celebrar a oração de cada criança! Alimente a auto-estima e elogie a oração proferida pela criança. “Muito bem, você fez uma oração muito bonita!” “Obrigado, (nome da criança). Deus fica feliz quando nos dirigimos a Ele”.!

As Duas Casas

“Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo” (I Coríntios 3:11).

Textos adicionais: Mateus 7:24-27; I Timóteo 6:19.

Material Necessário
Cartolina amarela
Cartolina cor de cerâmica
Bíblia
Tijolo pequeno
Areia
Caneta hidrográfica preta
Tesoura
Suporte de madeira ou isopor
Um ventilador

Modo de Preparar


Com a cartolina amarela, faça as laterais da casa e desenhe as portas e janelas. Corte a cartolina de cor cerâmica e dobre ao meio para formar o telhado. Faça os detalhes do telhado com a caneta hidrográfica preta. Não cole as peças da casa e do telhado, pois essa casa deve desmoronar. Quanto mais peças, melhor o efeito. Monte a casa sobre uma base quadrada de madeira ou isopor, de modo que a possa transportar. Embaixo e ao redor da casa, espalhe bastante areia.

Para construir a casa sobre a rocha, limpe o tijolo e desenhe as portas e janelas. Coloque o tijolo sobre a Bíblia, que representa o fundamento na rocha. Agora você tem a casa construída sobre a rocha.

As duas casas devem ser preparadas com antecedência, mas apresente-as à medida que se desenrolar a história.

Mensagem
Com suas próprias palavras, conte a história das duas casas relatadas em Mateus 7:24-27. Primeiro, fale a respeito da casa construída sobre a areia. Quando chegar ao ponto em que veio a tempestade e sopraram os ventos, utilize um ventilador. A casa irá desmoronar e a areia vai se espalhar por todos os lados (teste com antecedência).

Continue, então, contando a respeito da casa construída sobre a rocha. Os ventos sopram tão violentamente quanto antes. (Coloque o ventilador na direção da casa, da mesma forma que na outra que desmoronou.) A casa não se abala. Ela foi construída sobre o fundamento certo (peça para o grupo recitar I Coríntios 3:11).

Como vocês podem ver, a rocha sobre a qual devemos construir a casa da nossa vida é a Palavra de Deus. As verdades das Escrituras são o único fundamento seguro; isso significa aprender e praticar a vontade de Deus em nossa vida diária, fazendo sempre o que Ele deseja que façamos, ou seja, amá-Lo e obedecer aos Seus Mandamentos.

(Cantem um hino que fale da Rocha.)

REFLEXÃO
Onde vocês gostariam de construir a sua vida? Sobre a rocha ou sobre a areia?

Atividades - A Criação do Mundo














Para Colorir - Os Milagres de Jesus




























Brincadeiras

Começou a Chover

Tema: atenção; integração; imaginação.
Duração: 15 minutos.
Público: crianças, mínimo 8 pessoas.
Material: giz para riscar o chão.

Peça que as crianças se espalhem numa determinada área. Depois peça que cada uma desenhe um círculo ao redor dos pés (não colado aos pés, mas grande, em volta); estas serão as casas. Deve haver uma "casa" a menos que o total de participantes (ou seja, não desenhe um círculo ao redor dos seus próprios pés).

Comece a brincadeira: saia andando pelo pátio, contando uma história qualquer e as crianças devem seguí-lo fazendo gestos e movimentos de acordo com a história. Procure se afastar das "casas" enquanto anda.

Num determinado momento diga "Então, começou a chover!"

As crianças devem então procurar a "casa" mais próxima e aí ficar. (explique isso antes de começar a brincadeira). Quem ficar sem "casa" recomeça o jogo, contando uma nova história

Seu Noé, posso ir?

Tema: arca de Noé.
Duração: 10 minutos.
Público: crianças, 8 pessoas.
Material: para cada criança: máscara (ou cartão) de animal.

Antes da brincadeira distribua os cartões ou máscaras. Cada criança será então o animal que está descrito no seu cartão. Cada criança só poderá andar quando o Noé chamar o nome do bicho e deverá imitar o passo do bicho.

Uma das crianças (ou um adulto) é escolhida para ser o Noé e fica num lado da sala. Todas as as outras crianças ficaram no outro lado da sala, de frente para o Noé.
As crianças perguntam: "Seu Noé posso ir? Quantos passos?"
O Noé responde, por exemplo: "5 passos de coelho".
Assim, as crianças com máscara/cartão de coelho devem dar 5 pulinhos para frente.
E assim sucessivamente: as crianças perguntando e o Noé dando as instruções: tantos passos de tal bicho.
Você pode combinar que se o Noé disser "x passos de bicharada" todas as crianças andariam, cada qual tantos passos imitando o seu próprio bicho.

A sugestão é que atrás do Noé haja uma porta ou local que represente a arca e as crianças, à medida que vão chegando perto do Noé são encaminhas para dentro deste local. Após a brincadeira (todas as crianças dentro da "arca") pode-se contar a história do dilúvio ou fazer alguma atividade relacionada.

Lembre-se de pedir ao Noé que distribua bem os passos, para que não fiquem crianças muito atrás. E também que ele não se emplogue e diga de uma vez só todos os passos necessários para atravessar a sala.

Bichos

Tema: criação do mundo ou arca de Noé.
Duração: 10 minutos.
Público: crianças, 8 pessoas.
Material: cartão, cola e figuras de animais.

Faça dois cartões com o nome e a figura de cada animal. Distribua um cartão para cada criança, sem que as outras vejam a figura.
Peça às crianças que se espalhem bem pelo salão, e ao seu sinal, cada criança deve fazer o som (a voz) do animal no seu cartão. É importante que cada um faça somente o som do animal no seu próprio cartão.
Pelo som, cada criança deve achar o seu par e a medida que se encontram podem sentar-se ou formar uma fila.

Para contar a história da criação, você pode usar este jogo como ponto de partida para uma conversa: De onde vem tantos animais diferentes? Você sabia que foi Deus que criou cada um destes animais? etc..

Para a Arca de Noé, você pode determinar que uma sala seja a arca, e os "animais" a medida que acham o seu par são conduzidos para lá por uma pessoa fantasiada de Noé e que contará a história.

OS DEZ MANDAMENTOS DO PROFESSOR DA ESCOLA DOMINICAL

1. Amar a Palavra de Deus ao ponto de estudá-la com afinco e constância.
2. Reconhecer o valor da Educação religiosa e ter na mais alta estima a missão do educador.
3. Estar sempre bem preparado para ensinar a Bíblia na classe.
4. Estar sempre em dia com os novos métodos de ensino e procurar renová-los quando necessário.
5. Dar instrução sem esquecer da educação, isto é, transmitir conhecimento e ao mesmo tempo formar o caráter.
6. Amar o aluno como a seu próprio filho.
7. Saber que o aluno tem uma personalidade que merece respeito; e uma vida cristã em desenvolvimento.
8. Amar a igreja da qual é membro, prestigiando com sua presença e contribuição suas programações e suas promoções.
9. Procurar em tudo ser exemplo digno de ser seguido por seus alunos.
10. Estudar sempre com o fim de aperfeiçoar-se para servir sempre melhor ao Senhor.

ACRÓSTICO
Procura apresentar-te a Deus, aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar e que maneja bem a Palavra da verdade. (II Tim. 2:15)
Remindo o tempo porque os dias são maus. (Efésios 5:16)
Ora, além disso o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel. (I Co. 4:2)
Fiel é o que vos chama, o qual também o fará. (I Ts. 5:24)
Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele. (Pv. 22:6)
Seja a paz de Cristo o árbitro em vossos corações. ( Cl. 3:15)
Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. (Ap. 2:10)
O que ensina, esmere-se no fazê-lo. (Rm, 12:7)
Regozijai-vos sempre. (I Tes. 5:16)

Cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo. (Cl.3:24)
Reconhece-o em todos os teus caminhos e ele endireitará as tuas veredas. (Prov. 3:6)
Induzo o coração a guardar os teus decretos, para sempre, até ao fim. (Sl. 119:112)
Sede pois, imitadores de Deus como filhos amados. (Ef. 5:1)
Tu és bom e fazes o bem; ensina-me os teus decretos. (Sl. 119:68)
à terra, Senhor, está cheia da tua bondade: ensina-me os teus decretos. (Salmos 119:64)
O fruto do justo é árvore da vida, e o que ganha almas é sábio. (Prov.11:30)


ORAÇÃO DO PROFESSOR

Dai-me, Senhor, o dom de ensinar,
Dai-me esta graça que vem do amor.
Mas, antes do ensinar, Senhor,
Dai-me o dom de aprender.Aprender a ensinar
Aprender o amor de ensinar.
Que o meu ensinar seja simples, humano e alegre, como o amor.
De aprender sempre.
Que eu persevere mais no aprender do que no ensinar.
Que minha sabedoria ilumine e não apenas brilhe
Que o meu saber não domine ninguém, mas leve à verdade.
Que meus conhecimentos não produzam orgulho,
Mas cresçam e se abasteçam da humildade.
Que minhas palavras não firam e nem sejam dissimuladas,
Mas animem as faces de quem procura a luz.
Que a minha voz nunca assuste,Mas seja a pregação da esperança.
Que eu aprenda que quem não me entende precisa ainda mais de mim
,E que nunca lhe destine a presunção de ser melhor.
Dai-me, Senhor, também a sabedoria do desaprender,
Para que eu possa trazer o novo, a esperança,
E não ser um perpetuador das desilusões.
Dai-me, Senhor, a sabedoria do aprender
Deixai-me ensinar para distribuir a sabedoria do amor.

Deus está Perto

(inspirada no livro OldTurtle de DouglasWood, Pfeifer Hamilton publishers)

No começo, quando Deus criou o céu, a terra e o mar, os seres que Ele criou se encontraram e começaram a argumentar:

Quem é Deus? Ele existe mesmo?

Como Ele é? Onde pode estar?

O que Ele faz?

Uma brisa sussurrou:

– Deus é um vento sempre em movimento; Corre para fora, corre para dentro.

A pedra falou:

– É uma grande rocha que não se move; Maior que Ele?...

Não há quem prove.

O peixe interferiu:

– Querem saber quem é Deus? Ele é um nadador nas profundezas do mar.

Melhor que Ele ninguém pode encontrar.

A estrela cintilou:

– Ele está acima de tudo, acima das estrelas; No lugar mais alto do mundo.

Conversa vai, conversa vem. E de novo os seres perguntam:

– O que é que faz este Deus? Ele trabalha? Ele opera?

Ele age?

E o cavalo falou:

– Ele corre muito rápido e é livre como o vento. Veloz como Ele? Não há outro, eu lamento.

O céu azul comentou:

– Ele é como o sol brilhante; Manda os seus raios para aquecer a terra a todo instante.

A Mangueira inclinou seus galhos dizendo:

– Ele é como uma sementinha: produz flores e frutos;

Sempre crescendo e renascendo.

A fonte então replicou:

– Deus é como um rio que no centro da terra corre; levando águas curadoras, enquanto tudo dorme.

Todos pensaram.Depois perguntaram:

– Como ter certeza que Deus está aqui? Não podemos vê-Lo, e nem tocá-Lo.

O que achas Bem-te-vi?



O bem-te-vi disse:

– Sei que Deus canta e encanta. Faz deitar a lua e o sol

Ele levanta.

A água falou:

– Podemos vê-Lo na chuva que cai do céu e que refresca a terra. Desce, sobe, no tempo certo. Ele não erra!

O vento sussurrou:

– Deus passa de mansinho, com uma brisa carinhosa;

Às vezes nos acorda com sua trovoada poderosa.

A velha tartaruga tinha ficado quietinha até àquela hora, e então falou alto e firme:

– Parem com isso! E parem agora!

Vocês não percebem? Então deixem na memória: Deus é tudo isso!

Ele é profundo como o mar; Alto como as montanhas;

Rápido e livre como o cavalo; Firme como a rocha.

Ele é vida! Vida para o mundo.

Está longe, mas também perto de tudo. Deus é carinhoso como a brisa e poderoso como o vento.Está acima de tudo e dentro de tudo, todo tempo. Foi Deus quem falou:

– Eu sou o que sou. Ele é tudo que sonhamos Ele é tudo

que procuramos.

E a velha tartaruga tinha mais a dizer:

– Logo haverá novos seres no mundo. Estranhos, maravilhosos e cheios de fé. Eles serão à imagem de Deus;

Lembranças de tudo o que Deus é.

Eles vêm em muitas formas e cores.

Com rostos diferentes e falas diferentes. Seus pensamentos voarão até as estrelas,

Mas seus pés permanecerão na terra. Elas vão possuir poderes e talentos. Serão fortes e gentis ao mesmo tempo. Será uma mensagem do amor de Deus para a terra.

E uma oração da terra para Deus. E o povo chegou!

E não demorou a se esquecer de seu criador. Esqueceu-se que era uma mensagem de amor de Deus; E uma

oração da terra para o Deus de amor.

As pessoas começaram a discutir:

– Quem conhece Deus?!

– Quem não O conhece?!

– Onde está Deus?

– Onde Ele não está?

– Como Ele é?

– Ele existe ou não existe?!

Florestas, animais, rios, oceanos; Até a terra... Tudo começou a morrer.

Machucaram, destruíram grandes e pequenos. Não usaram para o bem o seu poder. Pouco a pouco as coisas foram destruídas.Tudo isso aconteceu porque não lembravam, que de Deus eram filhos e filhas, e como herdeiros, da criação não cuidavam.

Será que um dia começarão a perceber, que Deus está perto e longe ao mesmo tempo, que sua mensagem de amor está em tudo e em todos, Nos raios do sol, no canto dos pássaros, no sussurro do vento.

Está também na força da rocha

Na magnitude da montanha,

No frescor da chuva, no brilho da estrela! Sentirão que o amor de Deus

Está no sorriso do irmão,

No toque de carinho da mãe,

Ou quando o pai oferece sua mão?

Quem sabe, depois de um tempo,

O povo comece a enxergar;

Comece a entender que Deus

Está em todo lugar...

Na beleza de toda terra,

E nas profundezas do mar

Na harmonia das estrelas

E assim, comece novamente a amar.

A velha tartaruga sorriu e Deus sorriu também.

Ser Professor é...

Ser Professor é acreditar
Na força das crianças e nas suas capacidades.

Ser Professor é querer
Ajudar na formação e educação cristã de cada pequenino.

Ser Professor é ser amigo
Que ajuda, corrigindo com amor quando há erro.

Ser Professor é ouvir.
O silêncio de um olhar,
O barulho de uma lágrima,
A alegria de um sorriso ou
O calor de um abraço.

Ser Professor é observar,
Perscrutar atitudes,
Ler nas entrelinhas,
Olhar e ver para além do que os olhos alcançam.

Ser Professor é estar
Disponível para um sorriso e
Estendendo a mão e dizer “estou aqui”;

Ser Professor é ser
Apenas isso.
É o que tento.
Em cada aula
Ensinando e aprendendo;
Sorrindo;
Desafiando;
Acreditando;
Querendo;
Dando a mão;
Abraçando;
Observando;
Construindo e reconstruindo;
Pedindo a Deus que me ajude a ser MELHOR a cada dia.
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